TOQUE DE AMIGA: FRISCHMANN E VOCÊ NA LUTA CONTRA O CÂNCER DE MAMA

TOQUE DE AMIGA: FRISCHMANN E VOCÊ NA LUTA CONTRA O CÂNCER DE MAMA

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Conheça melhor o câncer de mama e veja quais exames não podem faltar para o diagnóstico precoce.

O câncer de mama é o segundo tipo de tumor que mais atinge as mulheres em todo o mundo. Apenas 10% dos casos são hereditários, o que significa que 90% das mulheres desenvolvem o câncer por outros motivos – como colesterol alto, obesidade, reposição hormonal e não amamentar após a gestação.

Apesar de ainda ser difícil rastrear as causas exatas do câncer de mama, temos uma boa notícia: ele tem até 95% de cura quando é diagnosticado logo no início. Descobrir o câncer na fase inicial pode, inclusive, evitar procedimentos agressivos como a quimioterapia. A melhor solução é se cuidar bem e fazer exames periódicos para diminuir os riscos.

Veja quais são os principais exames para diagnosticar o câncer de mama:

Mamografia

Muito eficaz para detectar nódulos imperceptíveis pelo toque, a mamografia é indicada para mulheres a partir dos 40 anos, uma vez por ano. Mulheres com histórico de câncer na família devem começar a fazer os exames dez anos antes da idade que a parente tinha ao detectar o tumor.

Ressonância magnética e ultrassonografia

Podem detectar alguns detalhes da mama com maior precisão do que a mamografia. A ressonância é um método com alta sensibilidade para identificar lesões. Já a ultrassonografia pode ser usada para guiar a agulha durante as biópsias e para rastrear alterações em locais da mama mais difíceis de serem visualizados em outros exames.

Exame genético

É indicado apenas para os pacientes que preencham critérios clínicos de câncer hereditário. Os testes analisam o DNA de células do sangue e podem detectar alterações que comprovem o alto risco de desenvolver câncer de mama.

Lembre-se: sempre consulte seu médico. Ele é a melhor pessoa para indicar quais exames você deve fazer, de acordo com o seu perfil.

O combate ao câncer de mama não acaba depois do diagnóstico. Se alimentar bem, fazer exercícios, evitar bebidas alcoólicas e fumo e ficar de olho no seu peso ideal são cuidados simples, porém muito valiosos na luta diária contra o câncer. Junte-se ao Frischmann nessa causa!

A receita da felicidade

É verdade que o bom humor influencia na sua saúde? Entenda e veja algumas dicas para animar a rotina.

Dizem que para ser feliz, basta encarar a vida com mais otimismo. Mas será que é tão simples? Alguns estudos recentes revelam que, além do comportamento, a química cerebral também tem um papel importante para alcançar o bom humor. O corpo tem hora certa para cada sensação: frio, calor, fome e sono, assim como o bom humor e o mau humor. Quem comanda todas essas sensações são as estruturas cerebrais no sistema límbico, responsável pelas emoções dentro do córtex. O mau humor nada mais é do que o desequilíbrio dessas funções cerebrais. Por isso, que tal cuidar mais do corpo e da mente para manter a alegria em alta? Preparamos 8 dicas para melhorar seu humor no dia a dia:

Quais os riscos do cigarro?

Entenda os riscos que o vício pode trazer para cada parte do corpo.

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Hoje, o Brasil tem significativamente menos fumantes do que há dez anos. Segundo a última campanha do Ministério da Saúde, em 2015, o número de fumantes no país caiu de 15,6% para 10,4%.
As campanhas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e a Lei Antifumo surtiram efeito, mas apesar das medidas antifumo serem fundamentais, é com persistência e determinação que se pode abandonar o vício e ficar livre dos riscos que o tabagismo representa.
E os riscos não são poucos: a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que a cada seis segundos uma pessoa morre no planeta por doenças relacionadas ao tabaco, o que equivale a 6 milhões de óbitos por ano.
Estima-se que até 2030, 8 milhões de mortes sejam registradas por ano em decorrência do hábito de fumar. A partir do momento em que se coloca o cigarro na boca, uma série de elementos tóxicos se espalham pelo corpo.
Existem 4720 substâncias presentes na fumaça de cigarro, e isso faz com que o tabagismo seja responsável por aproximadamente 50 doenças.
Veja o infográfico abaixo algumas dicas de como parar de fumar:

Os homens precisam se preocupar mais com a saúde?

Veja os principais cuidados para cada fase de vida do homem.

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Como diz o ditado, prevenir é melhor do que remediar. Mas quando o assunto é a saúde do homem, nem sempre é isso que acontece. Em geral, os homens não têm a mesma preocupação com a saúde que as mulheres.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, a cada ano, cerca de 60 mil novos casos de câncer de próstata aparecem no Brasil. E, junto a esse tipo de câncer, as doenças do coração também são motivo de maior preocupação, por serem doenças muitas vezes assintomáticas e de difícil tratamento. É aí que entra a importância do diagnóstico precoce: com métodos avançados de medicina diagnóstica, é possível identificar até mesmo as doenças mais silenciosas e permitir um tratamento eficiente.

O ideal é que o homem procure um clínico geral ou um urologista pelo menos uma vez por ano na fase adulta. Mudando seu comportamento em relação aos cuidados com a saúde, você pode ter mais longevidade e qualidade de vida. No infográfico abaixo, separamos os principais pontos de atenção e exames para cada fase de vida do homem:

Aproveite as festas juninas sem descuidar da saúde

De Norte a Sul do país, ninguém perde essa festa que é recheada de comidas típicas.

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É tempo de entrar no ritmo de “São João” e se preparar para os deliciosos quitutes tradicionais das festas juninas e julinas. De Norte a Sul do país, ninguém perde essa festa que é recheada de comidas típicas. Embora esses alimentos não sejam prejudiciais à saúde, é no exagero e na mistura de guloseimas que mora o perigo.

Grande parte dos alimentos consumidos nessas festas possuem uma grande quantidade de carboidratos e gorduras, dois fatores que favorecem não somente ao ganho de peso, mas que interferem, também, no controle do diabetes e colesterol e na função intestinal.

Para quem quer aproveitar esses momentos e não perder a festa, algumas dicas da endocrinologista do Laboratório Frischmann Ainsergart, Myrna Campagnoli são bastante importantes na hora de escolher os alimentos.

A batata-doce e o milho verde são boas opções desse período. Nas festas juninas a batata doce é servida assada e tem um índice glicêmico baixo, “ela ainda é rica em vitamina C e betacaroteno, antioxidantes que previnem o envelhecimento das células”, explica a médica. Já o milho verde é usado na preparação de bolos, pamonhas e na versão cozida. “Ele auxilia no metabolismo, dá energia, além de ser fonte de vitamina A e C, potássio, ferro e fibras”, diz.

Outra vedete das festas é o pinhão: cozido, assado, não importa. O alimento é rico em calorias, mas também em vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo e proteínas e também de ômega 6 e 9, que auxiliam no controle do colesterol, assim como o amendoim, que é utilizado na paçoca, na canjica e em outros quitutes.

Com moderação você não precisa fugir do doce de abóbora! Mesmo com uma grande quantidade de açúcar, ele possui um alto valor nutritivo. Na mesma linha temos o quentão, feito a partir do vinho de uva, fruta que tem entre suas substâncias o Resveratrol, uma substância que é importante no combate a infecções por fungos, além de atuar no organismo como um antioxidante.

Para melhorar ainda mais as guloseimas nesta época do ano, acrescente o gengibre e a canela. O primeiro é um estimulante da circulação e um poderoso antioxidante que combate os radicais livres e aumenta a velocidade do metabolismo. A canela auxilia no controle da glicemia em diabéticos e pessoas que tenham resistência à insulina e tem ainda ação anti-inflamatória e antioxidante.

5 Dicas para curtir o frio longe das doenças

O inverno chegou, e época de doenças respiratórias também. Veja algumas dicas para se prevenir.

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Durante as estações mais frias do ano, as doenças respiratórias, como rinite, sinusite, gripe, resfriados e até pneumonia, aparecem com mais frequência. Isso acontece por conta das variações térmicas e da umidade do ar, além do aumento da circulação de vírus que atingem as vias respiratórias. Outro motivo é o hábito de ficarmos muito tempo em lugares fechados o que facilita a transmissão de doenças.

Como ficar longe das doenças respiratórias no frio?

  1. Mantenha uma alimentação saudável e beba bastante água. Isso ajuda o seu organismo a se manter saudável, e facilita o funcionamento do sistema imunológico.
  2. Em casa, elimine ácaros e poeira, e procure melhorar a ventilação do ambiente. As roupas de frio merecem o mesmo cuidado: por terem ficado guardadas por tanto tempo, também é importante deixá-las ventilando um pouco antes de usar.
  3. Evite o contato com pessoas tossindo e espirrando, e não se esqueça de sempre higienizar as mãos com álcool gel.
  4. Se já estiver gripado ou resfriado, proteja seu rosto quando for tossir ou espirrar: com esse simples gesto, você protege quem está à sua volta.
  5. A vacinação é um dos seus maiores aliados no combate às doenças respiratórias. A vacina quadrivalente é ideal para uma proteção completa contra a gripe, e está disponível nas unidades de vacinação do Frischmann Aisengart.

E então, que tal seguir essas dicas e se proteger? Assim curtir o inverno fica mais seguro e ainda mais agradável, e o frio não precisa ser motivo de preocupação.

Dicas para curtir o frio longe das doenças

O inverno está chegando e as doenças respiratórias também. A Dra. Myrna Campagnoli explica como se prevenir. Chegou a hora de tirar os casacos e cachecóis do armário e preparar um delicioso chocolate quente.

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Quem gosta de curtir o frio tem motivo para comemorar: em Curitiba, as temperaturas podem chegar a 4°C entre o outono e o inverno.

Mas nem tudo é boa notícia. Durante as estações mais frias do ano, as doenças respiratórias, como rinite, sinusite, gripe, resfriados e até pneumonia, aparecem com mais frequência.

Isso acontece por conta das variações térmicas e da umidade do ar, além do aumento da circulação de vírus que atingem as vias respiratórias. Outro motivo é o hábito de ficarmos muito tempo em lugares fechados o que facilita a transmissão de doenças. Como ficar longe das doenças respiratórias no frio?

Quem dá a dica é a diretora médica do Frischmann, Dra. Myrna Campagnoli: “O bom estado nutricional do paciente e hidratação, além dos cuidados com a casa e eliminação dos ácaros, poeiras e a ventilação do ambiente são medidas que podem contribuir para a prevenção destas doenças”.

A Dra. explica que para evitar a transmissão, é essencial evitar o contato com pessoas tossindo ou espirrando, sempre higienizar as mãos e não se esquecer do álcool gel. A gripe ou o resfriado já te alcançou? Proteja seu rosto com o braço quando for tossir ou espirrar: com esse simples gesto, você protege quem está à sua volta.

A vacinação também é um dos maiores aliados no combate às doenças respiratórias. A vacina quadrivalente é ideal para uma proteção completa contra a gripe, e já está disponível em algumas unidades do Frischmann.

Em casos de pneumonia, a segunda doença respiratória mais comum depois da gripe, é possível se proteger com a vacina pneumocócia, indicada para crianças, adultos e idosos. Dra. Myrna reforça que as crianças e os idosos são mais vulneráveis, e por isso, têm prioridade para tomar a vacina.

E então, que tal seguir essas dicas e se proteger antes mesmo do inverno chegar? Curtir o frio com certeza ficará mais seguro e ainda mais agradável.

Aprenda a preparar salada no pote

Além de nutritiva, nova moda é uma ótima opção para levar ao trabalho.

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Você consome pelo menos cinco porções de vegetais por dia? Essa é a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para manter a saúde em dia. Para quem tem uma rotina corrida, porém, adotar uma alimentação equilibrada pode ser um desafio.

Nada como unir o útil ao agradável: a salada no pote de vidro é muito fácil de preparar, e a economia de tempo faz a diferença no dia a dia.

A nova tendência é uma solução prática para uma alimentação saudável e rica em nutrientes, principalmente para quem almoça ou janta fora de casa. Não é à toa que já é sucesso nos Estados Unidos há alguns anos.

Na geladeira, a refeição dura até dois dias com proteínas (carne, frango ou atum) e até cinco dias sem proteínas. Por isso, você pode preparar as saladas da semana no domingo, para levar ao trabalho nos dias seguintes. É importante lembrar que a salada deve ser mantida na geladeira, mesmo no ambiente de trabalho. Caso não seja possível, uma bolsa térmica é uma boa alternativa para levar o pote.

Qual pote usar?

Prefira potes de vidro. Além de ter melhor conservação, são mais fáceis de limpar e duram mais.

Como montar a salada?

O ideal é em camadas com vários tipos de alimentos. Isso porque a divisão é fundamental para conservar os ingredientes. Folhas de alface no fundo do pote, por exemplo, podem ficar esmagadas e perder o frescor. Lembre-se: apenas quando for comer a salada misture os ingredientes com o molho, que ficará no fundo do pote.

E o melhor: você pode dar asas à sua imaginação e criar receitas deliciosas. Na nova edição da Revista Frischmann, você confere opções incríveis: https://pt.calameo.com/read/0016634417e2ab74bafd6

 

Dicas para ter uma boa memória

Acontecimentos fora da rotina ajudam a fixar melhor as coisas na cabeça.

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Segundo uma pesquisa realizada por especialistas na Universidade de Edimburgo, na Escócia, acontecimento fora da rotina ajudam a fixar melhor as coisas na cabeça. Os cientistas explicam que o fenômeno está ligado à liberação de mais dopamina (neurotransmissores) no cérebro. E são estas substâncias que controlam a formação de memórias na massa cinzenta. Os especialista também sugerem outras atitudes para melhorar sua memória:

 

  • Faça coisas diferentes todos os dias. Encontre alternativas de trajeto de ida ou volta para casa ou trabalho, por exemplo.
  • Concentre-se quando estiver realizando qualquer tipo de tarefa. Dê preferência ao um ambiente que você sinta prazer em estudar ou trabalhar isso contribui para uma melhor concentração.
  • Organize sua rotina fazendo lista de prioridades. As listas podem ser feitas no local que você achar mais prático de ter acesso: celular, notebook ou até mesmo no caderno de uso diário.

 

Fazer as escolher certas traz ainda mais sucesso em suas atividades diárias. Lembre-se: saúde em primeiro lugar.

Aproveite o feriado para cuidar da sua saúde

Consulte as unidades e horários de atendimento durante o Carnaval

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O laboratório Frischmann tem unidades de plantão para que você possa realizar seus exames durante o feriado. Programe-se para cuidar da saúde com os horários de atendimento durante o carnaval:

 

Dia 25 de fevereiro – sábado – atenderemos normalmente em todas as unidades

Dia 26 de fevereiro – domingo – atenderemos apenas na unidade Batel

Dia 27 de fevereiro – segunda – atenderemos normalmente em todas as unidades

Dia 28 de fevereiro – terça-feira – atenderemos apenas na unidade Batel

Dia 29 de fevereiro – quarta-feira – atenderemos normalmente em todas unidades ( exceto unidade São Mateus do Sul que estará fechada)