Alimentação do pai influencia formação do bebê antes mesmo de ele nascer

Excesso de gorduras e fast food atrapalham o metabolismo de folato no organismo

BlogFR01 (9)

Enquanto a sabedoria popular afirma que “você é o que você come”, uma pesquisa realizada na Universidade McGill, no Canadá, vem para dizer que você também é o que o seu pai come. Achou estranho? Pois é isto mesmo: assim como as mulheres que pretendem engravidar e passam a fazer uma dieta especial, o mesmo deveria valer para os homens que querem ser pais.

A pesquisadora Sarah Kimmins comparou o índice de vitamina B9 – o folato – dos pais e a formação de seus filhos. Esta substância é fundamental para a formação do tubo neural, o precursor do cérebro e da medula espinhal. Há tempos as futuras mães recebem ordens médicas para investir nos suplementos até mesmo meses antes de tentar engravidar e os futuros pais deveriam fazer o mesmo.

“Apesar do fato de que o ácido fólico agora é adicionado a uma variedade de alimentos, os pais que estão comendo alto teor de gordura, muito fast food, ou que são obesos, podem não ser capazes de usar ou metabolizar folato da mesma forma como aqueles que estão com níveis adequados da vitamina”, diz Kimmins. “E agora sabemos que essa informação vai ser passada do pai para o embrião e as consequências disto podem ser muito graves”.

Ou seja: quem pretende dar continuidade à espécie com os próprios genes precisa começar a pensar duas vezes antes de comer, fumar e beber o que bem entende. Suas crianças agradecem!

Tags:, , ,