Alimento da estação: figo

Seja puro, seco, em calda, geleia, compota ou doce, esta fruta cuida da sua saúde

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É quase impossível descobrir exatamente quando a figueira começou a ser plantada para consumo. Traços de seu cultivo foram encontrados durante escavações em regiões do Oriente Próximo (a região da Ásia próxima ao mar Mediterrâneo, a oeste do rio Eufrates), em sítios arqueológicos que datam de 10.000 a 5.000 anos antes de Cristo.

Fenícios, egípcios, gregos e romanos veneravam a planta e na própria Bíblia existem diversas passagens – tanto no Antigo quanto no Novo Testamento – que mencionam a figueira e a colocam como um símbolo de paz e de harmonia.

Se ela oferece ou não paz e harmonia é um assunto discutível, mas uma coisa é certa: ela oferece os figos, suas frutas saborosas e que trazem muitos benefícios para a sua saúde.

Tais benefícios são resultado da presença de minerais, vitaminas e fibras. Os figos contêm antioxidantes, vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, cálcio, ferro, fósforo, manganês, sódio, potássio e cloro. Veja o que esta mistura poderosa pode fazer ao seu organismo:

  • Reduz a pressão sanguínea
  • Reforça a densidade óssea
  • Diminui os níveis de triglicerídeos e de colesterol no sangue
  • Ajuda a controlar o diabetes
  • Auxilia a função intestinal saudável e previnem a constipação
  • Melhora o sistema imunológico
  • Aumenta a saciedade
  • Previne a degeneração macular
  • Evita o câncer de cólon
  • Protege contra a pós-menopausa e o câncer de mama
  • Alivia dores de garganta

No Brasil, a safra de figo vai de novembro a março, atingindo o auge em dezembro. Aproveite!

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