Alimento da estação: folha de uva

A videira traz benefícios para a saúde que vão além do seu fruto

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Uvas fazem bem para a saúde, seja in natura, seja na forma de suco ou vinho. Além de ser saborosa, a pequena fruta é uma boa fonte de propriedades nutricionais – possui vitamina C, E, A, K e B6, antioxidantes, potássio, cálcio, magnésio, fibras e minerais. Mas você sabia que as folhas da videira também colaboram para o nosso bem estar?

Normalmente vista em chás ou pratos árabes e libaneses (especialmente no charuto de folha de uva recheado com carne moída), o alimento possui a maioria dos nutrientes da fruta e também colabora com a circulação sanguínea – ela ajuda a reduzir a dor, o inchaço e a fadiga provocados pelas varizes.

O potencial terapêutico destas folhas veio à tona depois que cientistas investigaram o motivo dos vinicultores franceses raramente sofrerem de varizes, mesmo trabalhando horas em pé. O motivo: eles usavam chás e emplastros à base da planta.

As folhas ainda contêm taninos, antociânicos e flavonóides que garantem efeitos adstringentes e hemostáticos (que detém hemorragias). Os fitoterapeutas recomendam o uso das folhas da uva rosada para tratamentos anti-inflamatórios, enquanto as folhas da uva vermelha podem ser usadas no tratamento de fragilidade capilar. Aproveite!

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