Alimentos da estação: Abacate

Calórico? Sim. Gorduroso? Também. É um vilão da dieta? Muito pelo contrário!

labfa-abacate-corte

Houve o tempo em que o abacate não era visto com bons olhos. Pudera: a clássica receita de abacate batido com um pouco de açúcar fica com mais de 400 calorias e em uma colherada já dá pra ver que ele é gorduroso. No entanto, todas as críticas eram infundadas – a fruta é uma forte aliada da saúde.

Sua gordura é monoinsaturada, o tipo que o organismo queima rápido para conseguir energia para o dia todo. É uma gordura boa, que abaixa o colesterol ruim, eleva o colesterol bom e lubrifica os órgãos.

O abacate ainda possui cerca de 20 nutrientes essenciais à saúde, sendo rico em potássio, fibras, vitamina E, vitaminas do complexo B, ômega-3 e ácido fólico. Tem propriedades anti-inflamatórias, protege o corpo contra toxinas prejudiciais ao fígado e ajuda na absorção de carotenoides (substância antioxidante que luta contra os radicais livres).

E mais: como tem pouca frutose, é boa opção de doce para os diabéticos. Outro ponto positivo é que a sua casca é bem resistente, o que dificulta a absorção de agrotóxicos e pesticidas.

E não se pode esquecer que o abacate, além de tudo, funciona muito bem do lado de fora do corpo – ao estimular a produção de colágeno, a pele fica jovem e hidratada, enquanto o cabelo fica sedoso e brilhante.

Aproveitando que é época do abacate, quando ele está ainda mais saboroso, que tal incluí-lo em seu cardápio? Em pratos doces ou salgados, a fruta é sempre bem vinda. Uma boa sugestão é o clássico guacamole – a receita mexicana é deliciosa e não faz mal à saúde.

Guacamole
Ingredientes: 1 abacate grande, 1 tomate sem sementes, ½ cebola, sal a gosto, suco de ½ limão, 1 dente de alho picado e 1 pimenta-malagueta picada sem sementes (opcional).
Modo de fazer: mergulhe a cebola na água quente por um minuto para tirar o ardido (opcional). Corte em cubinhos e reserve. Descasque o abacate e amasse um pouco com o garfo. Pique os demais ingredientes e misture tudo. Sirva com torradinhas ou com tortilhas de milho.

Tags:, , , , ,