Alimentos da estação: Erva-doce

“Dor de estômago ou dor de barriga? Toma um chazinho de erva-doce que resolve!” – quem nunca ouviu esta frase por aí, não é mesmo? Mas será que funciona de verdade?

labfa_erva-doce-corte

Funciona sim. Também conhecida como funcho, a erva doce é uma planta que traz estes e vários outros benefícios para a saúde e para a beleza. Possui cálcio, fósforo e vitaminas do complexo B, os quais, juntos, podem aliviar gases, combater a cólica intestinal, facilitar a digestão, reduzir o risco de câncer de mama e de ovário (graças aos seus flavonoides), regular a pressão arterial e contribuir com o emagrecimento, já que é um alimento diurético que ajuda a eliminar as toxinas do corpo. A infusão feita com sementes é boa para a limpeza da pele da face e as mães também se beneficiam com o chá, que estimula a produção de leite.

Além disso, segundo os egípcios antigos, a erva-doce teria poderes de afastar os pesadelos e foi daí que surgiu o hábito de dormir com a erva debaixo do travesseiro. Considerando que seu aroma estimula o relaxamento do corpo, faz sentido os sonhos ruins irem embora.

Existe contraindicação? Por ser um estimulador de contrações musculares, pode provocar aborto no começo da gravidez. Pessoas com úlceras gástricas também devem evitar.

Com o frio chegando, nada melhor do que um bom chá que ainda traga benefícios para a saúde e aquece o corpo. Qual o seu preferido?

Tags:, , , , ,