Alimentos da estação: espinafre

Nutrientes de alta qualidade fazem desta hortaliça um item obrigatório no prato

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Por mais que seja clichê citar o Popeye em um texto sobre os benefícios do espinafre, o fato é que o marinheiro estava certo em consumir a hortaliça. Recheado de nutrientes, o espinafre pode não fazer crescer músculos instantaneamente, mas é um bom investimento para quem quer cuidar da saúde.

Além de ser rico em vitamina A, C e K, ferro, cálcio, fósforo, potássio, nitrato, fibras e proteínas vegetais, suas folhas verdinhas possuem ácido fólico e 13 compostos diferentes de flavonóides, tipo de substância que funciona como antioxidante e como agente anticancerígeno.

Essa mistura toda faz do espinafre um alimento amigo do organismo em vários sentidos: previne anemia, melhora a oxigenação celular e o funcionamento cerebral, combate o colesterol ruim e o diabetes, ajuda no controle da pressão arterial, diminui os sintomas da depressão, fortalece o sistema imunológico, evita a degeneração dos olhos, protege a pele e auxilia no bom funcionamento do intestino. É uma planta com poderes antiinflamatórios e sim, estudos comprovam que ela de fato tem a capacidade de aumentar a eficiência dos músculos.

O consumo ideal é de 1 porção (meio prato de sobremesa) três vezes por semana. Para garantir a ingestão do melhor número de nutrientes, a forma de preparar o espinafre é no vapor – apenas 76 calorias a cada 100 gramas!

Só há uma contraindicação: pessoas com propensão a desenvolver pedras nos rins devem evitar o consumo de grandes quantidades.

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