Aprenda a fugir dos insetos no verão

Confira algumas dicas naturais que além de afastar pernilongos também não prejudicam a natureza

insetos

No verão, os insetos se multiplicam com mais facilidade do que gostaríamos. É também nesta época que as pessoas viajam para outras cidades, muitas vezes rodeadas por cachoeiras, mata fechada, mar e lagos, que são focos de procriação. Para evitar ser incomodado por elas, veja as seguintes orientações:

  • Óleos repelentes naturais: os de eucalipto limão e citronela são usados sem contraindicação em repelentes corporais, em velas e em outros produtos. O óleo de eucalipto limão não ameaça o ambiente, e deve ser aplicado com cuidado no rosto, para não causar irritação. É eficaz para repelir mosquitos, insetos que picam e carrapatos. Outros óleos naturais eficazes em repelir insetos são os de citronela, canela, alecrim, capim-limão, cedro, cravo e menta.
  • Comprimidos: Caso viaje para uma área com muitos insetos – como praias desertas, florestas tropicais e ambientes que pedem maior proteção -, a recomendação é começar a tomar vitamina B6 ou cápsulas de óleo de alho cinco dias antes da viagem. É sempre de extrema importância consultar um profissional sobre a medicação.
  • Pulverizador de ambiente: o cheiro de alguns elementos naturais espanta os pernilongos. Para fazer um repelente, que deve ser pulverizado uma vez por dia no ambiente, misture 100 gramas de folhas de manjericão, 100 gramas de citronela e um litro de álcool no liquidificador. Bata tudo, coe e coloque em um recipiente vedado. Lembre-se: esse é um repelente para ser utilizado no ambiente, nunca na pele.
  • Pastilhas: experimente usar um pedaço de casca da laranja ou de limão-siciliano no lugar do refil em pastilha dos aparelhos elétricos contra insetos. O cheiro espanta os pernilongos.
  • Velas e incensos: Os que são feitos a base de citronela são ótimos repelentes naturais, mas o efeito não é muito duradouro.

Tags:, , , , ,