Bebidas que Prejudicam os Dentes

A erosão dentária tem se tornado cada vez mais precoce, ocorrendo em jovens menores de 18 anos de idade devido ao abuso de bebidas ácidas na adolescência. As pessoas mais afetadas com a erosão dentária são aquelas que salivam pouco, as que ficam expostas ao calor por muito tempo diariamente e também atletas que possuem […]

Blog - Bebidas que prejudicam os dentes

A erosão dentária tem se tornado cada vez mais precoce, ocorrendo em jovens menores de 18 anos de idade devido ao abuso de bebidas ácidas na adolescência. As pessoas mais afetadas com a erosão dentária são aquelas que salivam pouco, as que ficam expostas ao calor por muito tempo diariamente e também atletas que possuem dietas que abusam de alimentos ácidos. Para amenizar esses casos de erosão, algumas providências podem ser tomadas, como:

 

Reduzir o consumo de refringentes, sucos de frutas e outras bebidas ácidas;

Ingerir leite ou água sem gás, por possuírem pH superior a 5,5, que é o recomendado por odontologistas;

Tomar líquidos ou comer alimentos protetores, ou seja, derivados do leite;

Diminuir o consumo de açúcar;

Escovar os dentes frequentemente, principalmente após as refeições.

 

Não é necessário cessar por completo o consumo de tais líquidos, pois se forem tomados em momentos certos e em quantidades adequadas podem não causar tantos prejuízos, como por exemplo durante as refeições, que é quando a salivação está em seu maior nível, tornando possível a neutralização do ácido e açúcar dos alimentos ou bebidas.