Chia – tudo sobre a semente que auxilia no emagrecimento

Além do efeito seca-barriga, a chia faz uma verdadeira limpeza no organismo

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A chia ganhou espaço nas dietas brasileiras há pouco tempo, mas sua história é muito mais antiga – a planta é cultivada desde 2600 a.C e desde aquela época o grão de chia era consumido por maias e astecas com a intenção de aumentar a resistência física.

Atualmente, a chia é considerada a grande aliada nas dietas de emagrecimento, mas será que esta fama de milagrosa procede? E como! Por ser fonte de fibras solúveis que formam um composto gelatinoso no estômago, ela torna a digestão mais lenta, o que resulta no aumento de saciedade. Isto favorece uma melhor seleção dos alimentos nas refeições seguintes, bem como redução nas quantidades, já que reduz o apetite.

As sementes de chia absorvem 12 vezes do seu peso em água, e esse “gel” segue no aparelho digestivo, hidratando e protegendo a mucosa do intestino. Suas fibras ainda retêm parte da gordura presente nos alimentos, fazendo o excesso ser eliminado nas fezes. Somando todos estes fatos, chegamos à perda de peso.

Mas, por outro lado, a chia não se resume a isto – ela é fonte de proteínas, fibras dietéticas, ácidos graxos (ômega 3 e 6), vitaminas do complexo B (tiamina, riboflavina, niacina), minerais (cálcio, fósforo, magnésio, zinco, potássio e cobre) e antioxidantes.

Em outras palavras, a chia tem ação anti-inflamatória, combate os radicais livres e o envelhecimento precoce, contribui com o controle do diabetes, diminui o risco de doenças cardiovasculares, auxilia no bom funcionamento intestinal, melhora a resistência e a recuperação muscular, ajuda no tratamento de câncer, cuida da memória e reduz a ansiedade e a depressão.

Quer levar a chia para o seu cardápio? Misture uma colher de sopa (10 g) de chia com 1/2 xícara (75 ml) de água e deixe hidratar por meia hora, mexendo de vez em quando. No final desse tempo, o gel terá se formado. Tome uma colher de sopa do gel 30 minutos antes das principais refeições. Outra dica é juntar o gel ao mingau de aveia (depois de pronto), vitaminas de frutas, iogurte ou colocar a semente em pratos salgados. Também é possível encontrar a chia na forma de farinha, óleo, floco ou cápsula.

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