Cinco hábitos que ajudam a viver mais

Pequenas mudanças no dia a dia podem ser a chave da longevidade

Cinco hábitos que ajudam a viver mais

Quem nunca pensou em chegar ao cem anos transpirando saúde? Apesar da medicina ter avançado muito, é bom estar atento aos hábitos cotidianos que podem nos ajudar a viver mais e com maior qualidade de vida. Separamos cinco dessas pequenas mudanças que podem fazer uma grande diferença ao longo da nossa existência:

Diminua o consumo de carne vermelha

Não tem problema fazer aquele churrasco de vez em quando, o que importa é não exagerar. Um estudo feito pela Escola de Saúde Pública de Harvard mostrou que pessoas saudáveis aumentavam as chances de desenvolverem câncer ou terem um ataque cardíaco se comessem carne vermelha regularmente. Já ao ingerirem carnes brancas, como peixe e frango, o risco de mortalidade diminuía.

Saia da cadeira

Já parou para pensar quantas horas por dia você passa sentado? Provavelmente muitas. De acordo com a Sociedade Americana de Câncer, ficar sentado por muito tempo altera o metabolismo e influencia o colesterol e a pressão arterial, que podem causar problemas cardíacos. Por isso, alongue-se no trabalho e levante-se de vez em quando para uma pausa.

Deixe a TV de lado

Se você assiste a quatro horas de televisão ou mais por dia, as chances de você morrer de qualquer complicação aumentam 50%. Pelo menos é o que aponta o estudo feito pelo Instituto do Coração e Diabetes Baker IDI, na Austrália. Eles observaram adultos sem histórico de doenças do coração e chegaram à conclusão de que assistir TV aumenta o risco de morte prematura e doenças do coração.

Respire bem

Pode parecer algo muito simples, mas se você parar alguns minutos do seu dia para prestar atenção apenas na sua respiração, pode ficar com uma sensação de bem-estar e combater desgastes mentais e físicos. De acordo com um estudo da Universidade de Johns Hopkins, nos Estados Unidos, quem consegue respirar bem, principalmente enquanto dorme, tem 50% menos chances de morrer do que quem não o faz.

Saia com os amigos

Não é só com exercícios que se tem uma vida mais saudável, estar com amigos faz com que você viva 50% a mais do que quem vive sozinho. Segundo um estudo da universidade americana Brigham Young, não ter contato social pode diminuir sua expectativa de vida mais que a obesidade, sedentarismo ou fumo.

Tags:, , , , ,