Colesterol alto: o que fazer?

Níveis elevados de gordura podem trazer complicações à saúde

Blog07

Não é de hoje que ouvimos falar que colesterol alto faz mal para o nosso corpo. E, afinal, você sabe o que é colesterol?

Colesterol: É um tipo de gordura chamada lipídio, produzida por nosso organismo e também encontrada em alimentos de origem animal. Em níveis elevados, pode causar grandes danos à saúde, como doenças coronárias e o entupimento de veias. Para saber se seu nível está alto ou não, é preciso fazer exames de sangue.

Fatores como atividades físicas, predisposição genética e até mesmo o fumo podem influenciar no modo como o corpo humano processa o colesterol. Quando se tem diagnosticado colesterol alto, exercícios regulares, perda de peso e parar de fumar são passos importantes.

Mas mais importante ainda é mudar a alimentação: ficar longe de carnes gordurosas, frutos do mar, leites integrais, queijos cremosos e amarelos, gema de ovo, manteiga, farinhas e açúcares refinados. Esses alimentos devem ser substituídos por pães integrais, queijo branco, leites desnatados, frutas, legumes e verduras, principalmente as com cores roxas, que ajudam a baixar os níveis de gordura.

Vale lembrar que, em alguns casos, adotar essas mudanças não são suficientes para controlá-lo, sendo necessário também o uso contínuo de medicamentos.

Tags:, , , , ,