Conheça alimentos que deixam pele, cabelos e unhas mais fortes para o outono

Prepare a dispensa para manter a beleza nos dias frios

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Conforme o outono e o inverno batem à nossa porta, nossa pele, unhas e cabelos costumam ficar mais frágeis, opacos e sem vida. Usar e abusar dos hidratantes ajuda bastante, mas é importante lembrar que as mudanças duradouras devem vir de dentro pra fora – e é aí que entra a alimentação.

Além da água, que deve ser ingerida em abundância (sucos de frutas, água de coco e chás naturais também valem!), outros alimentos também fazem diferença. Confira:

Pele: aposte em vegetais verde-escuros, como couve, agrião, rúcula e escarola (fontes de vitamina C e B2), castanhas e azeite extravirgem (fontes de vitamina E). Aproveite também para consumir cenoura, mamão, tomate, manga, abóbora, fígado (vitamina A), queijo branco e iogurte desnatado (vitamina D), que ajudam a manter a pele viçosa. Frutos do mar, feijão, lentilha e carne vermelha possuem zinco, que ajuda a produzir colágeno e impedir que a pele descame.
Cabelo: o segredo é consumir alimentos ricos em proteínas. Invista em clara de ovo, carnes magras, iogurte desnatado, queijo branco, feijão, soja e grãos integrais. Peito de peru e leite também são boas sugestões por terem queratina, o que ajuda no fortalecimento e no brilho dos cabelos. Outra boa opção são as folhas verdes escuras, como o espinafre, que são ricas em ferro vegetal, ótimo para nutrição e oxigenação do bulbo capilar.
Unhas: se elas estão fracas, quebradiças e opacas por causa da água gelada, você pode aumentar o consumo de leite, semente de abóbora e girassol, brócolis, espinafre, couve-de-bruxelas, lentilha, repolho, carnes magras (de frango, de boi ou de peixe), feijões e cereais integrais, que vão ajudar o organismo a fortalecer seus níveis de cálcio, zinco e magnésio.

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