Conte nutrientes, não calorias

Ao contar apenas calorias, a tendência é ter uma alimentação menos nutritiva

Corte02

Um dos grandes erros cometidos por quem quer emagrecer é achar que contar as calorias dos alimentos é a única tarefa necessária. O problema é que ao pensarmos somente nas calorias, ignoramos também os nutrientes e vitaminas que os alimentos oferecem. Deste modo, muitas pessoas que estão em dieta acabam ficando com carência nutricional.

Embora a quantidade de calorias seja importante para a manutenção, perda ou ganho de peso, nem sempre ingerir alimentos pouco calóricos significa ter uma alimentação saudável. Uma comida ou bebida pode conter poucas calorias e ser rica em substâncias prejudiciais à saúde, como açúcares e gorduras, e ser pobre em fibras e vitaminas.

É importante estar atento à tabela nutricional de cada alimento, que mostra, além das calorias, os ingredientes e nutrientes que estão sendo ingeridos. Procure aqueles ricos em fibras, vitaminas A, B, C, E e K, além de minerais como cálcio, magnésio, zinco e ferro. Até mesmo algumas gorduras são importantes para o corpo, como as monoinsaturadas e as poli-insaturadas, que ajudam o coração, cérebro, imunidade e até estimulam a perda de peso.

E para essa equação de calorias e nutrientes resultar ainda mais positiva, adicione exercícios físicos a sua rotina!

Tags:, , , , , , ,