Cores no prato: alimentos verdes

Entenda porque é importante ter um prato colorido e conheça o papel dos alimentos verdes

Blog_Verde

 

Desde pequenos ouvimos dizer que um prato saudável deve conter muito verde. E realmente nossas mães e avós estavam certas, a cor verde é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo. A questão é: você sabe explicar o motivo? Vai além das tão faladas fibras, tão importantes para o intestino.

Alimentos verdes como o espinafre, uva verde, aspargos, brócolis, repolho, escarola e kiwi também são ricos em vitamina A e clorofila, substâncias que auxiliam na ação antibacteriana e cicatrizante, desintoxicam as células e ajudam a proteger o coração, o cabelo e a pele.

Alguns desses alimentos ainda contêm luteína, um fitoquímico importante para a saúde dos olhos (reduz o risco de cataratas e de degeneração macular) e indol-3-carbinol (I3C), um agente anticancerígeno.

Cálcio, fósforo e ferro completam a equação, promovendo o crescimento, ajudando na coagulação do sangue, auxiliando na produção de glóbulos vermelhos (e no combate à anemia), fortalecendo ossos e dentes e evitando a fadiga mental.

O importante é não ficar em um verde só – comer brócolis é muito bom, mas comer somente brócolis é desperdiçar a chance de conseguir diversos benefícios. Por exemplo: enquanto o limão e a couve são ricos em vitamina C, o que protege a parede de veias e artérias e melhora o fluxo sanguíneo, o abacate tem ômega 9, uma gordura boa que equilibra os níveis de colesterol no sangue. Folhas como espinafre são excelentes fontes de folato e de vitamina K, e hortelã e alface têm efeito calmante. O maior segredo está na variedade!

Tags:, , , , ,