Depilação: como manter a pele bem cuidada?

Conheça os principais cuidados antes e depois da depilação com lâmina, cera, creme depilatório e laser

depilação

A depilação deixou de ser um ritual de beleza exclusivamente feminino e há alguns anos passou a fazer parte dos cuidados de muitos homens. A depilação é um hábito cultural adotado pela grande maioria dos brasileiros e também está ligada ao senso estético individual.

Cuidar da pele antes e depois do processo é importante para protegê-la de irritações, coceiras, manchas e até infecções. Os métodos mais comuns são a lâmina, cera, cremes depilatórios e o laser. Para qualquer um dos processos, é importante estar com a pele limpa – recomenda-se lavagem com água corrente morna e sabonete antisséptico, sem aplicação de cremes ou óleos.

Muitas mulheres não gostam da depilação com lâmina, pois corta o pelo sem eliminar a raiz. Logo, deve ser repetido em curto prazo, podendo provocar a irritação da pele e cortes acidentais. A lâmina retira a hidratação da pele, por isso não é indicado que seja utilizada diariamente. Vale lembrar que as lâminas de barbear devem ser de uso individual e antes da utilização, devem ser lavadas com água corrente, sabonete líquido ou álcool. A pele deve estar úmida ou molhada com sabonete neutro, para facilitar o deslizamento da lâmina e amolecer o pelo, evitando também cortes acidentais. Como a pele fica irritada, recomenda-se não aplicar cremes ou desodorante logo após o procedimento.

Já na depilação com cera, que pode ser quente ou fria, os pelos são retirados pela raiz, chamada de folículo. No método quente, a cera dilata os poros durante processo tornando a remoção dos pelos um pouco mais fácil. Também provoca menos dor e menos encravamentos do que a fria. A cera quente não deve ser aplicada na face, pois pode causar queimaduras e destruir o colágeno do local, acelerando a formação de rugas. Recomenda-se uma nova sessão apenas após 15 ou 20 dias, pois esse tipo de depilação retira a camada córnea da pele, deixando-a desprotegida e necessitando desse tempo para se recompor .Um cuidado fundamental é com a exposição ao sol, pois a pele fica sensível e propícia ao aparecimento de manchas escuras. Abuse do protetor solar.

Os cremes depilatórios são uma alternativa ao uso de lâminas, já que não eliminam o pelo pela raiz. É importante que seja aplicado na pele sem nenhum machucado ou lesão. O tempo de ação precisa ser respeitado, senão a pele ficar extremamente irritada, com vermelhidão e ardor. É importante lavar bem a área com água corrente e sabão antisséptico, removendo todos os resíduos. Recomenda-se evitar a exposição solar e o uso de outros cosméticos com substâncias químicas por 24h.

O laser, que se tornou mais popular com o aumento de clínicas e o barateamento das sessões, queima a raiz do pelo e possibilita a remoção definitiva. Ele pode ser feito em qualquer idade e em todas as regiões do corpo, com exceção das mucosas e sobrancelhas. A aplicação é rápida, mas ainda é o mais caro dos procedimentos. O número de sessões necessárias para remoção total e definitiva dos pelos varia de pessoa para pessoa. Em cada sessão, há a destruição de uma porcentagem de pelos da região tratada; e os que não foram totalmente eliminados demoram mais para crescer, ficando cada vez mais finos, até a sua eliminação total. Não há danos ao tecido ao redor dos pelos.

Tags:, , , , ,