Dicas para curtir o frio longe das doenças

O inverno está chegando e as doenças respiratórias também. A Dra. Myrna Campagnoli explica como se prevenir. Chegou a hora de tirar os casacos e cachecóis do armário e preparar um delicioso chocolate quente.

DASA-2258A-IMAGEM-BLOG-V01

Quem gosta de curtir o frio tem motivo para comemorar: em Curitiba, as temperaturas podem chegar a 4°C entre o outono e o inverno.

Mas nem tudo é boa notícia. Durante as estações mais frias do ano, as doenças respiratórias, como rinite, sinusite, gripe, resfriados e até pneumonia, aparecem com mais frequência.

Isso acontece por conta das variações térmicas e da umidade do ar, além do aumento da circulação de vírus que atingem as vias respiratórias. Outro motivo é o hábito de ficarmos muito tempo em lugares fechados o que facilita a transmissão de doenças. Como ficar longe das doenças respiratórias no frio?

Quem dá a dica é a diretora médica do Frischmann, Dra. Myrna Campagnoli: “O bom estado nutricional do paciente e hidratação, além dos cuidados com a casa e eliminação dos ácaros, poeiras e a ventilação do ambiente são medidas que podem contribuir para a prevenção destas doenças”.

A Dra. explica que para evitar a transmissão, é essencial evitar o contato com pessoas tossindo ou espirrando, sempre higienizar as mãos e não se esquecer do álcool gel. A gripe ou o resfriado já te alcançou? Proteja seu rosto com o braço quando for tossir ou espirrar: com esse simples gesto, você protege quem está à sua volta.

A vacinação também é um dos maiores aliados no combate às doenças respiratórias. A vacina quadrivalente é ideal para uma proteção completa contra a gripe, e já está disponível em algumas unidades do Frischmann.

Em casos de pneumonia, a segunda doença respiratória mais comum depois da gripe, é possível se proteger com a vacina pneumocócia, indicada para crianças, adultos e idosos. Dra. Myrna reforça que as crianças e os idosos são mais vulneráveis, e por isso, têm prioridade para tomar a vacina.

E então, que tal seguir essas dicas e se proteger antes mesmo do inverno chegar? Curtir o frio com certeza ficará mais seguro e ainda mais agradável.