Em caso de gripe, é bom procurar um infectologista

Quando é gripe grave, o corpo pode correr riscos

labfa-gripe-corte

Os brasileiros têm o costume errado de achar que gripe e resfriado são a mesma coisa, mas não são. Enquanto o resfriado vem acompanhado de uma leve dor de garganta, febre muito leve de vez em quando (37ºC) e um pequeno mal-estar que vai embora sozinho em 3 ou 4 dias, a gripe é tudo isto e mais um pouco.

A pessoa gripada obrigatoriamente tem febre que ultrapassa 38ºC e dura dias, enquanto o mal estar deixa a pessoa sem forças para sair da cama. Sente dor no corpo, cabeça pesada, e desconforto no sistema respiratório inteiro. É uma doença muito mais séria e, dependendo da pessoa, pode evoluir para bronquite e pneumonia e exigir internação hospitalar.

Muitos idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas (como insuficiência cardíaca, problemas de rins ou fígado, asma, HIV e câncer) morrem todos os anos por causa do pensamento “é só uma gripe”. Ninguém precisa correr para o consultório no primeiro espirro, mas é importante se cuidar e prestar atenção no andamento dos sintomas – isto vale para todos, mas principalmente para o grupo de risco.

O indivíduo com gripe precisa de repouso e boa hidratação, além de buscar alívio sintomático com indicação do médico de confiança. Os mais comuns são os analgésicos e antitérmicos, com recomendação para evitar o ácido acetilsalicílico e dar preferência ao paracetamol e à dipirona. Descongestionantes nasais também podem ser usados, assim como xarope, se houver tosse.

Se os sintomas não diminuírem após dois dias, é melhor não esperar muito para visitar um médico especialista. O infectologista vai dar o diagnóstico através dos sinais e sintomas referidos pelo paciente e com o auxílio do exame físico. Se necessário, fará análise da secreção respiratória, testes de sangue e radiografias de tórax.

Por outro lado, não custa lembrar que é sempre melhor prevenir do que remediar. A melhor maneira de se proteger da gripe é fazer a vacinação anual contra o vírus Influenza antes de iniciar o inverno e evitar locais cheios e fechados durante esta época.

Tags:, , , , ,