Entenda as mudanças nas regras para doação de sangue

Com a ampliação da faixa etária de doação, pessoas entre 16 e 68 anos podem se tornar doadoras no Brasil

sangue - frischmann - cortado

Em 2011, o Ministério da Saúde mudou as regras para doação de sangue no Brasil. O novo Regulamento Técnico de Procedimentos Hemoterápicos, com novos critérios para a doação de sangue no Brasil, estabelece diretrizes voltadas ao aumento da segurança para quem doa e recebe sangue no país.

Uma inovação foi a ampliação da faixa etária de doação, que era de 18 a 65 anos para 16 a 68 anos – menores de 18 anos devem apresentar autorização dos pais ou responsáveis. Com o aumento do número de possíveis doadores, espera-se atingir os padrões recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de aproximadamente 5,7 milhões de bolsas de sangue por ano – atualmente esse número gira em torno de 3,5.

Nos Estados Unidos, a Associação Americana de Sangue (ABB) já havia aprovado que jovens com idade entre 16 e 17 anos e também idosos com mais de 65 anos pudessem doar. Países europeus já utilizam essas diretrizes relacionadas à idade dos doadores.

Outra conquista da Portaria 1.353, que legisla as regras de doação, determina que a orientação sexual não deve ser usada como critério para a seleção de doadores de sangue, por não constituir risco. Durante a triagem e coleta de sangue, não poderá mais haver qualquer forma de constrangimento e manifestação de preconceito e discriminação por orientação sexual e identidade de gênero, hábitos de vida, atividade profissional, condição socioeconômica, raça, cor e etnia.

Porém, um artigo da nova legislação levantou polêmica ao considerar inapto qualquer praticante de sexo casual, que tenha utilizado ou não camisinha, e veta também seus parceiros. Segundo o Ministério da Saúde, a regra tem como objetivo aumentar a segurança nas doações, pois a hepatite C e o HIV têm uma janela imunológica de pelo menos 70 dias e os vírus não são detectados em testes nesse período nos exames realizados no Brasil.

Todas as regras para a doação de sangue e os locais onde se pode doar podem ser encontradas no site do Ministério da Saúde.

Tags:, , , , ,