Entenda melhor a menopausa

Período pode vir acompanhado de diversos sintomas e se tornar uma fase difícil para muitas mulheres.

Blog_FR01

Ao chegar em uma certa idade, o corpo feminino perde a habilidade de se reproduzir. Esse período pode vir acompanhado de diversos sintomas e se tornar uma fase difícil para muitas mulheres. Assim é a menopausa, que marca o encerramento dos ciclos ovulatórios da mulher.

Atualmente, sintomas como insônia, perda de libido, irritabilidade e ondas de calor podem facilmente ser tratados com medicação. O segredo é começar a identificar possíveis sintomas como dificuldade para perder peso e cansaço – o que pode estar ligado a problemas hormonais –logo a partir dos 35 anos.

Mas é após os quarenta anos que os primeiros sintomas da menopausa podem ser sentidos. Alterações menstruais, suor intenso, alterações de humor e desconforto durante a relação sexual são os mais comuns.  Para amenizá-los, é importante adquirir uma vida mais saudável, com cuidados com alimentação e prática de atividades físicas. Ainda assim, há o tratamento hormonal com estrogênio – hormônio que os ovários já pararam de produzir nesse período.

Para acompanhar as alterações hormonais e definir tratamentos para os sintomas dessa fase, consulte um ginecologista regularmente e mantenha seus exames em dia.

Tags:, , , ,