Estudo indica maçã para combater o colesterol alto

Pesquisa da Universidade de Oxford mostrou que os antioxidantes da fruta combatem o LDL

BlogFR03 (2)

Um ditado inglês diz que uma maçã por dia mantém o médico longe. Mas será que isto é verdade? Segundo um estudo realizado pela Universidade de Oxford, pode até ser. É claro que o corpo humano precisa de uma alimentação saudável e balanceada, de exercícios físicos e de menos stress para afastar as doenças, mas uma maçã pode dar uma boa ajuda, sim.

Pesquisadores ingleses estudaram os efeitos da estatina (medicamento que combate o colesterol ruim) versus o consumo de uma maçã por dia. Eles mapearam pacientes atendidos pelo sistema de saúde público do país e o resultado foi surpreendente: a estatina preveniu 9.400 mortes em um ano, o que era de se esperar para um remédio. Mas a maçã também funcionou de maneira significativa – conseguiu evitar 8.500 possíveis casos de doença cardiovascular ou AVC.

O efeito benéfico é explicado: os compostos fenólicos da fruta parecem eliminar os radicais livres no sangue antes que eles possam chegar ao colesterol ruim. Quando as tais moléculas de radicais se deparam com o colesterol, a partícula gordurosa se oxida, e, assim, as placas na parede dos vasos são formadas. Os compostos da maçã impedem este encontro.

Para quem concluiu que, mesmo assim, é melhor seguir com a estatina e esquecer a maçã, já que o resultado foi maior, melhor pensar duas vezes: a vantagem da fruta é que ela não traz efeito colateral nenhum, enquanto o medicamento pode causar fraqueza macular, diabetes e outras reações. Ademais, a maçã tem poucas calorias, diversos nutrientes e baixo índice glicêmico, além de possuir fibras que auxiliam o sistema digestivo e que cuidam da limpeza dos dentes.

Mas atenção: apesar da maçã ser um ótimo complemento para proteger a saúde do seu coração, é preciso visitar um cardiologista periodicamente, fazer exames de sangue, aferir a pressão regularmente e, se o médico receitar algum medicamento, ele deve ser tomado à risca.

Tags:, , , ,