Estudo sugere que cantar em coral faz bem para a saúde mental

Se cantar já faz bem, cantar em grupo pode ser melhor ainda

BlogFR02 (8)

Quem canta os seus males espanta – literalmente! Uma pesquisa recente realizada pela Oxford Brookes University sugere que cantar, especialmente em coral, é uma maneira de cuidar da saúde mental.

Os cientistas britânicos acompanharam 375 pessoas: algumas cantavam sozinhas, outras cantavam com corais e outras faziam esportes em grupo. Estas três atividades sempre foram associadas à sensação de bem estar mental, mas o resultado se mostrou mais favorável para quem cantava com mais pessoas.

Além disso, os pesquisadores perceberam que os cantores de coral viam as amizades do grupo de maneira muito mais significativa, em comparação com os atletas e seus colegas de time. Ainda que o estudo não tenha encontrado o motivo real que ligue o coral ao fato de ficar mais feliz que os outros, o resultado é relevante.

“Esta descoberta sugere que a experiência de usar a sua voz para fazer música pode ser melhorada quando você se sente parte de um grupo social coeso”, explicou Nick Stewart, autor da pesquisa. “Uma próxima pesquisa pode tentar descobrir como se movimentar e respirar durante uma apresentação coletiva pode ser responsável pela criação de um efeito único de bem estar”.

Tags:, , ,