Lábios saudáveis no frio

Como passar pelos dias frios sem rachaduras na boca

labfa-labios-corte

O clima começa a esfriar e os lábios são os primeiros a dar sinais de descontentamento: ficam ressecados, descascam, racham e alguns chegam até a sangrar. O motivo nem sempre é só o vento gelado, mas também a falta de umidade no ar e a diminuição do consumo de líquidos (é muito mais fácil se lembrar de tomar água quando está calor, não é?).

O que fazer para passar pelo outono e pelo inverno sem o incômodo da boca rachada?

  • Beba muito líquido: hidratação do corpo em primeiro lugar, sempre. A pele denuncia a falta de água e os lábios são os primeiros a demonstrar. Beba pelo menos oito copos de água por dia e evite sal, álcool e cafeína – isto ajuda a prevenir a desidratação também.
  • Não fique passando a língua nos lábios: passar saliva na pele seca não vai hidratá-la, muito pelo contrário. Saliva em excesso nos lábios só os deixam molhados por alguns segundos e esta umidade, que tem pH diferente da pele, provoca mais rachaduras, vermelhidão e dor.
  • Aposte em cremes: cremes à base de ureia, vitamina E, manteiga de cacau e lipbalm são os mais indicados para hidratar os lábios. Hidratante labial ou batom com FPS também ajudam, atuando como barreiras contra o clima.
  • Invista na vitamina B: tanto a vitamina B2 quanto a B5 estimulam a cicatrização, regenerando a pele. Você as encontra em alimentos como espinafre, carne vermelha, fígado, lentilha, abacate e iogurte.
  • Esfolie: faça uma esfoliação nos lábios até duas vezes por semana. São várias as receitas, mas só açúcar já resolve – coloque um pouco de açúcar no lábio umedecido e faça movimentos circulares com o dedo por cerca de 2 minutos. Ele ajudará a regenerar a pele e remover as células mortas. Finalize com um hidratante labial.

Tags:, , , , ,