O que comer antes de praticar exercícios físicos?

Confira alguns alimentos que podem fazer a diferença antes da malhação

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Ir para a academia de barriga vazia não é nada bom – o corpo precisa de energia para o exercício render. Por outro lado, barriga muito cheia ou com alimentos pesados e gordurosos também não ajuda em nada. O que consumir então?

Uma hora e meia antes do treino é recomendado ingerir uma proteína (ovo, atum, peito de peru), importante para a recuperação e a manutenção dos músculos. Carboidrato (pães, massas e biscoitos integrais) também é importante, pois faz com que o organismo consuma açúcares e gordura durante o exercício. Quem não teve tempo e só sobrou menos de meia hora antes da academia deve esquecer a proteína por hora e focar em carboidratos encontrados em biscoitos e pães refinados – eles ficam menos tempo no estômago e garantem a energia necessária para malhar.

Frutas são sempre bem vindas, mas o destaque vai para a banana, sugestão muito válida por ser prática, rápida e barata. Oferece energia suficiente e ainda é fonte de potássio, importante para evitar câimbras.

Quanto aos líquidos, essenciais para manter o corpo hidratado, a água de coco é uma boa pedida, tanto antes quanto durante os exercícios. Ela é um isotônico natural rico em vitaminas, minerais, aminoácidos, carboidratos, antioxidantes, enzimas e outros fitonutrientes. Quem preferir algo mais substancioso pode apostar em uma vitamina de frutas – o leite desnatado oferece cálcio, sódio e água, enquanto as frutas acrescentam antioxidantes e energia.

Por fim, quem quiser turbinar os resultados pode acrescentar alimentos termogênicos, que aceleram o metabolismo e a queima de gordura: pimenta, chá verde, gengibre e canela são alguns dos exemplos.

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