Olheiras, por que tê-las?

É possível eliminar ou ao menos suavizar os efeitos dessa característica que incomoda tantas pessoas.

Blog03

Você também sofre com os círculos escuros embaixo dos olhos? Eles podem aparecer depois de uma noite mal dormida ou fazer parte da sua genética. De qualquer forma, é possível eliminar ou ao menos suavizar os efeitos dessa característica que incomoda tantas pessoas.

A falta de descanso  é um dos principais fatores causadores de olheiras. Ela faz com que as pálpebras inferiores aumentem, piorando a situação – principalmente na época de TPM, quando o corpo retém líquidos. Nesse caso, compressas ou máscaras refrescantes podem ajudar, já que contraem os vasos e dão uma aparência mais saudável à pele. Você pode fazer uma compressa com um chá de camomila concentrado e gelado por quinze minutos. Mas lembre-se: fique deitada, mas com a cabeça elevada, para estimular os vasos a retornarem ao seu tamanho normal.

Já os cosméticos podem ser indicados por um dermatologista, e normalmente contêm ativos como ginkgo biloba, cafeína e vitamina K1, que descongestionam e reduzem o edema, e outros que clareiam a região, como hidroquinona, vitamina C e mequinol. Se for o caso, o médico pode indicar também tratamentos estéticos como o laser – principalmente para quem tem olheiras genéticas, causadas pelo excesso de melanina na região – ou o preenchimento com ácido hialurônico, que “recheia” o local, afastando a pele dos vasos sanguíneos e diminuindo o aspecto escuro.

Mas a causa de algumas olheiras está na alimentação ou em fatores como o stress. Sinusite ou rinite podem causar coceira nos olhos, o que facilita o rompimento de vasos da região. Se você costuma ter muitas alergias, verifique com um alergista se o problema não está em algum alimento da sua dieta, como o leite ou a soja.

O stress faz com que a produção do óxido nitroso aumente o calibre dos vasos e os deixe mais aparentes. Para prevenir e tratar, insira em sua dieta alimentos como chá verde, agrião, rúcula e couve-flor.

Não importa se suas olheiras são causadas pela hereditariedade, excesso de pigmentação ou pelas bolsas de gordura acumuladas principalmente com o passar da idade: é possível, sim, tratar e prevenir – sem precisar ficar escrava do corretivo!

Tags:, , ,