Outubro Rosa, o mês de combate ao Câncer de Mama

Mês se tinge de rosa para relembrar que a conscientização acontece o ano inteiro

BlogCombate_FR

 

Todo dia é dia de lutar contra o Câncer de Mama, mas outubro é um mês mais especial – é quando o mundo todo adquire tons de rosa para lembrar que a detecção precoce do câncer de mama é a principal arma contra esta doença que é a segunda maior causa de morte entre mulheres.

Esse movimento começou nos Estados Unidos, quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure fez uma Corrida Pela Cura em 1990 e distribuiu lacinhos cor-de-rosa para os participantes. No entanto, foi só em 1997 que entidades das cidades de Yuba e Lodi começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas para a prevenção do câncer de mama, batizando o conjunto dos eventos como Outubro Rosa. Em pouco tempo esta ideia conquistou o mundo.

O rosa simboliza um alerta às mulheres, para que façam, a partir dos 40 anos, a mamografia. O número de vítimas ainda é alto – em 2013, calcula-se que haverão 52.680 casos novos da doença no Brasil, com risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Mas o importante é que outros dados também surgem para mostrar que a guerra não está perdida: o número de exames realizados no último ano pelo Sistema Único de Saúde (SUS) atingiu a marca de 4,4 milhões, representando um crescimento de 26% em relação a 2010. Quando diagnosticado precocemente, há até 95% de chance de cura.

Aproveite o Outubro Rosa para marcar a sua mamografia – ou incentive o exame para a mulher que você ama. Acompanhar a saúde da mama em consultas regulares ao médico, adotar hábitos saudáveis fazendo atividades físicas e buscar uma alimentação saudável são atitudes simples que podem salvar uma vida.

Tags:, , , , ,