Outubro Rosa: Um cuidado que deve durar o ano todo.

O câncer de mama é o tipo que mais acomete as mulheres em todo o mundo. Uma doença perigosa e que exige atitudes como o movimento Outubro Rosa, que relembra a importância de se cuidar durante todo o ano.

outubro-rosa2

Esse tipo de câncer pode atingir homens e mulheres, sendo que a proporção é de 1 caso masculino, a cada 100 femininos. Outra informação importante é o fator de risco, que pode aumentar as chancede contrair a doença, entre eles estão: histórico familiar, obesidade, colesterol elevado e idade acima dos 40 anos.

O câncer de mama é causado por uma alteração no genes das células da mama, que acabam crescendo desorganizadamente e formando o tumor. No estágio inicial do câncer não é possível observar sintomas, só após um período é que são detectados os carocinhos nas mamas, o abaulamento, retração e as manchas na pele.

A prevenção para este mal ainda não é possível, mas o que pode ser feito é o diagnóstico mais precoce possível, que aumenta em até 95% as chances de cura. Por isso, o ideal é a mulher conhecer intimamente o seu corpo, para perceber qualquer alteração, e ter o acompanhamento de um Mastologista durante toda a sua vida, ou pelo menos, a partir dos 40 anos de idade, sem se esquecer de realizar a mamografia, no mínimo, 1 vez por ano.

Tags:, ,