Pesquisa afirma que um hábito é criado em apenas 66 dias

Hábitos bons passam a ser algo automático em pouco mais de dois meses de esforço

labfa-habito-corte

Já passamos da metade do ano e a pergunta é: você cumpriu alguma resolução de Ano Novo? Comer de maneira saudável, deixar o cigarro, fazer academia… Nem sempre é fácil tornar promessas realidade, mas uma pesquisa realizada pela University College London pode ajudar neste processo.

De acordo com os estudiosos, basta um esforço de 66 dias (em média) para que o corpo se acostume com a novidade e passe a encarar tudo como um hábito automático. “Isto varia entre as pessoas, mas a descoberta é que, se você faz algo todos os dias na mesma situação, isto vai virar algo automático, um hábito”, explicou a professora Jane Wardle, uma das envolvidas no estudo.

“Fazer uma coisa pela primeira vez requer atenção e planejamento, mesmo que os planos sejam feitos apenas momentos antes da ação”, continuou. “Conforme o comportamento é repetido consistentemente, ele começa a ser feito de maneira mais eficiente e exige menos controle mental”.

Falhar um único dia, no entanto, reduz a probabilidade de se formar o hábito – tenha força de vontade e valerá a pena! Agora você já sabe: na próxima resolução de Ano Novo, seu esforço deve ser feito até o dia 7 de março e, depois disto, provavelmente virará rotina.

Tags:, , , , ,