Previna os cinco fatores do envelhecimento

Hábitos saudáveis podem prevenir ou retardar os efeitos da idade sobre o corpo.

Blog02

Envelhecer é, sim, inevitável. Mas você pode retardar o processo ao aliar uma vida de hábitos saudáveis  a algumas atitudes que podem prevenir ou retardar os efeitos da idade sobre nosso corpo.

As inflamações são um processo normal dentro do organismo, e com o tempo podem atingir artérias ou articulações, o que torna sua cura mais difícil. O cigarro, a obesidade e o stress contribuem para seu surgimento. Para preveni-las, o ideal é comer carboidratos bons e moderar o consumo de álcool, além de fugir do sedentarismo mantendo seu corpo em movimento.

O stress oxidativo é o que dá a impressão de que nosso corpo está “enferrujado”.  É quando as células sofrem um processo de deterioração pelo acúmulo de radicais livres, o que pode levar a doenças como câncer, artrite reumatoide e diabetes. Para evitar esse problema, a solução está na alimentação: antioxidantes como vitaminas A, C, E, betacaroteno, ginseng e ginkgo biloba podem ser encontrados tanto em alimentos quanto em suplementos alimentares.

A glicosilação acontece quando as moléculas de açúcar se unem com as proteínas dos alimentos, que acaba enrijecendo os órgãos. Quando isso acontece no coração, por exemplo, sua capacidade de bombear o sangue fica afetada.  O xarope de milho – rico em frutose e encontrado em muitos alimentos industrializados – e os mirtilos, ricos em cianinas, além de evitarem esse processo ainda rejuvenescem a pele.

Já a metilação é um processo natural das células do corpo, definindo a ingestão com sucesso de vitaminas, enzimas ou outros compostos. Se o organismo não estiver realizando essa função corretamente,  é possível tratar o problema inserindo em sua dieta ovos e sementes – alimentos ricos em ácido fólico.

A imunidade baixa é um dos maiores fatores que entregam a idade – mas é possível preveni-la também, desde cedo. Cuidar da saúde e da alimentação, manter vacinas e exames em dia e ingerir uma quantidade adequada de vitaminas podem ajudar não apenas na prevenção da debilitação da sua imunidade, como também em todos os outros fatores do envelhecimento.

Tags:, , , , , , ,