Você sabe o que é varicocele?

Doença pode causar infertilidade e é assintomática na maioria dos casos

Blog05

Ao notar dificuldade para engravidar, tanto mulher, quanto homem devem ir ao médico em busca de respostas. E são em casos como esse que muitos homens descobrem que têm varicocele, uma doença que ataca as veias do testículo, sendo muitas vezes assintomática e podendo causar infertilidade.

A varicocele nada mais é do que o mesmo processo das varizes, mas no cordão que sustenta os testículos do homem. A doença se forma quando o sangue não consegue fluir normalmente pelas veias, causando um alargamento delas. Por ser algo que se desenvolve lentamente, a maioria dos homens sequer percebe mudanças no testículo, que podem ser um leve inchaço ou um nódulo que não causa dor.

Na maioria dos casos, a varicocele se desenvolve entre os 15 e 25 anos de idade, quando ainda não há o costume de ir a um urologista regularmente. No caso de homens mais velhos, a varicocele pode ser um sintoma causado por um tumor renal e requer mais cuidado.

A varicocele pode ser notada tanto pelo urologista quanto pelo próprio paciente, quando percebem alguma alteração nos testículos. A confirmação da doença é feita por meio de uma ultrassonografia.

Quando diagnosticada em um estágio inicial e sem ter afetado a fertilidade do paciente, o tratamento para varicocele consiste na utilização de suspensório escrotal, principalmente durante atividades físicas, e medicamentos para aliviar a dor, caso ela exista.

No caso de infertilidade causada pela varicocele, o paciente precisa passar por uma cirurgia para que o sangue volte a circular normalmente. A fertilidade deve voltar ao normal seis meses após a cirurgia, pois com uma irrigação adequada, os espermatozoides passam a ser produzidos novamente.

Tags:, , , ,